ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR “GONÇALVES DIAS” REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DO 10º CHOA/E – APMGD
Notícias

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR “GONÇALVES DIAS” REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DO 10º CHOA/E

 

Na última sexta-feira, 18, foi realizada no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís, a formatura do 10° CHOA/E – Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas. A solenidade contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, o Dr. Jefferson Portela, do Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, o coronel Pedro Ribeiro, e dos demais oficiais e praças da corporação, além de autoridades civis.

 

A solenidade encerrou o curso para os 94 subtenentes da turma “Marcelo Henrique Pereira Veiga – in memoriam” e, nas palavras da oradora da turma, a subtenente Paula, “aquele era um momento único e especial, uma verdadeira celebração, pois os formandos estavam sendo coroados com o prêmio da vitória”. Além disso, houve a entrega da medalha “Gonçalves Dias”, condecoração concedida àqueles que se destacam no âmbito intelectual durante o Curso de Habilitação, ao subtenente Júlio Cesar Caetano da Silva, classificado em primeiro lugar.

O 10° CHOA/E foi coordenado pela Academia de Polícia Militar do Maranhão “Gonçalves Dias”, na figura do tenente-coronel Anderson Fernando Holanda Maciel – comandante desta Unidade de Ensino – e teve uma duração de 5 meses, iniciando-se em 15 de julho e encerrando em 17 de dezembro de 2020, além de ter sido realizado integralmente à distância devido às medidas e aos protocolos sanitários.

 

Durante a cerimônia militar, o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, o coronel Pedro Ribeiro, parabenizou a Diretoria de Ensino e o comando da APMGD pela formação de excelência dada aos novos subtenentes formados na dinâmica da busca do conhecimento. Igualmente, na ocasião o Dr. Jefferson Portela, Secretário de Segurança Pública, escolhido como Paraninfo dos concludentes, destacou que incialmente a turma seria formada por 45 subtenentes, contudo, como forma de honrar a todos os militares com sólida trajetória na caserna que desejam a ascensão ao oficialato, foram admitidos mais discentes, contribuindo assim, para o fortalecimento da tropa. A solenidade contou ainda com a presença do Secretário-chefe do Gabinete Militar, Cel PM Silvio Carlos Leite Mesquita, homenageado como Patrono da 10º Turma do CHOA/E.

O Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas (CHOA/E) tem por finalidade qualificar o subtenente, para o desempenho do cargo de oficial administrativo ou de atividade técnica, artística, e o exercício de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Ademais, é requisito para o ingresso do praça da PMMA ao primeiro posto do oficialato.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *