Cadetes da APMGD participam de curso para missões de paz no CCOPAB – RJ – APMGD
Notícias

Cadetes da APMGD participam de curso para missões de paz no CCOPAB – RJ

O Brasil ocupa cada vez mais destaque no cenário mundial das operações de paz coordenadas pelas Nações Unidas. E o Maranhão, por meio da Polícia Militar também tem buscado dar sua contribuição nesse cenário, incentivando seus policiais a se capacitarem para atuação nessa seara.
A PMMA recebeu convite do Exército Brasileiro (EB) para que alunos do CFO (Curso de Formação de Oficiais) participassem do Curso de Cooperação Civil-Militar para Missões de Paz (Civil-Military Coordination in Peace Operations).


Entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, as cadetes Ana Silva, Aline e o cadete Chaves, selecionados pela Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, participaram do Civil-Military Coordination in Peace Operations 2019 (CIMIC). O curso aconteceu em duas etapas, a primeira EaD e a segunda presencial, na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello.


Conduzido no idioma inglês, o CIMIC é direcionado à militares do exército e das policiais, além de civis. A turma de no máximo 40 (quarenta) alunos destina-se à preparação específica de militares que exercerão atividades relacionadas à Coordenação Civil-Militar do Contingente Brasileiro em Missões das Nações Unidas. Os cadetes maranhenses tiveram a oportunidade de conviver com alunos da AMAN, Polícias Militares de São Paulo e Paraíba, além de estudantes de Relações Internacionais de diversas faculdades do país.


São objetivos do curso transmitir conhecimentos básicos sobre a estrutura das Nações Unidas e o funcionamento das Operações de Paz; assim como difundir e nivelar conhecimentos sobre CIMIC suas funções, princípios e tarefas fundamentais; analisar as abordagens de Coordenação Civil-Militar em diferentes ambientes, como Missões de Paz da ONU, emergências complexas e desastres naturais em ambientes inseguros etc.


Com a conclusão do curso os cadetes iniciam uma trajetória que poderá os encaminhar para futuramente participarem de missões de paz nas Nações Unidas. Atualmente, a PMMA conta com uma capitã do seu quadro de oficiais em missão de paz no Sudão do Sul.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *