Cadetes da 22ª Turma “Espíritos da Guerra” apresentam trabalhos de conclusão de curso de modo remoto – APMGD
Notícias

Cadetes da 22ª Turma “Espíritos da Guerra” apresentam trabalhos de conclusão de curso de modo remoto

A Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” promove, entre os dias 15 e 26 de junho, a apresentação de trabalhos acadêmicos dos cadetes para a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e a consequente obtenção do título de bacharéis em Segurança Pública. As apresentações ocorrem diariamente, com início às 08h, distribuídas entre os turnos matutino e vespertino. A partir do dia 15, segunda-feira, foram apresentados temas como: “Combate a assaltos aos transportes coletivos: efetividade do motopatrulhamento desenvolvido pelo Batalhão Tiradentes”; “A importância da implantação de uma política de comunicação para a Polícia Militar do Maranhão”;  “A banalidade do mal em Hannah Arendt: uma análise sobre a violência cometida por policiais militares brasileiros”; defendidos respectivamente pelos cadetes França, Ana Silva e Collares.

As apresentações acontecem no Diretório Acadêmico Major Siqueira (DAMS), situado nas instalações da Academia de Policia Militar Gonçalves Dias. Durante as explanações, os cadetes são avaliados pela banca examinadora por meio de um sistema moderno de videoconferência, operacionalizado por militares da APMGD com o apoio da Coordenação de Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Estadual do Maranhão – CTIC/UEMA. Todas as adequações visam atender aos protocolos sanitários recomendados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado do Maranhão. As salas e os computadores utilizados são higienizados logo após as defesas monográficas e é aferida a temperatura corporal de todo participante antes de cada apresentação, a fim de reduzir a possibilidade de contaminação pelo coronavírus (causador da COVID-19), bem como fornecer maior segurança na conectividade dos docentes e dos discentes em suas avaliações e apresentações, respectivamente.

A Diretoria de Ensino, na figura do coronel José de Ribamar Costa, a APMGD, sob o comando do tenente-coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa, em parceria com a UEMA, representada pela Profª. Drª. Vera Lúcia Bezerra Santos, coordenadora do CFO, e pela Profª. Maria de Lourdes Rodrigues Castro Mota, secretária do curso, atuam como precursores no uso de tecnologias digitais para as sessões de defesas de monografias não presenciais, refletindo no engajamento que a coordenação do curso vem tendo há anos, sobretudo, na elaboração de um plano de educação remoto.

As apresentações monográficas são uma oportunidade para os cadetes, mediante a investigação científica, apresentarem propostas de melhorias para os serviços prestados pela corporação ligados a atividade-fim da Polícia Militar: a segurança pública e a paz social.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *