CADETES PARTICIPAM DE CICLO DE PALESTRAS NA SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – APMGD
Notícias

CADETES PARTICIPAM DE CICLO DE PALESTRAS NA SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS

Durante a manhã do dia 12 de setembro, os alunos do 3º Ano do Curso de Formação de Oficiais realizaram visita técnica na sede da Defesa Civil do município de São Luís. A visita que teve o objetivo de apresentar as atividades realizadas pela defesa civil municipal aos futuros oficiais ocorreu durante toda a manhã, onde o corpo técnico do referido órgão apresentou uma série de palestras relacionadas a temática da Defesa Civil.

A visita foi organizada pelo CEL QOCBM RR Wanderley, ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão e professor titular da disciplina de Defesa Civil, do Curso de Formação de Oficiais PM. A visita teve o apoio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, uma vez que a Defesa Civil de São Luís é subordinada a Guarda Municipal que está inserida na estrutura da pasta chefiada pelo Sr. Secretário Breno Galdino.

O ciclo de palestras iniciou com a Superintendente de Defesa Civil, Sra. Elitânia Barros, que elencou as diversas ações de prevenção e atendimento de ocorrências que o órgão realiza no âmbito das atribuições. Destacando-se o mapeamento das áreas de risco, capacitação da comunidade em áreas de risco através dos Núcleos Comunitários de Defesa, avaliação de estruturas, atendimento de ocorrências de alagamento, desabamento e inundações.

A Superintendente relatou que o bom desempenho da Defesa Civil municipal se deve a uma ação integrada para com os órgãos de segurança pública estadual bem como o apoio do governo municipal e estadual, frisando que a Polícia Militar sempre esteve disponível para apoiar as ações de Defesa Civil quando solicitada por exemplo, nos exercícios simulados realizados pelo órgão.

Em seguida a arquiteta responsável pala Coordenação Técnica de Defesa Civil, relatou acerca das atividades realizadas no que tange a inspeção de edificações que comprometem a vida de seus ocupantes e do trabalho que vem sendo desenvolvido neste sentido no centro histórico da capital. Por fim, foram apresentadas inovações na coleta de dados pluviométricos, uma vez que o índice de chuvas é fator fundamental para se estabelecer o plano de contingência das ações de defesa civil.

Entre os convidados para o ciclo de palestras estavam as estagiárias do 8º período do curso de Psicologia da Universidade CEUMA. Sob a supervisão do professor Dalciney Máximo Diniz as alunas desenvolvem ações de apoio juntamente com a defesa civil, diretamente com as famílias afetadas por desastres que comprometem suas residências. Há casos em que estas famílias podem vir a ser desabrigadas ou desalojadas desta forma necessitam de um acolhimento e suporte especializado destes profissionais de saúde, quando acometidos por sinistros que podem vir a gerar traumas como o estresse pós-traumático.

Este é mais um evento em que a APMGD participa com orgulho representando esta escola de líderes e demonstrando para sociedade o comprometimento com uma formação multidisciplinar que promove a integração dos órgãos relacionados a segurança pública, responsabilidade de todos.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.