Comando da APMGD recepciona novos Cadetes 2016 – APMGD
Notícias

Comando da APMGD recepciona novos Cadetes 2016

Foi realizada nesta terça-feira, dia 21, no auditório Coronel João Bazola Teixeira, no Comando Geral, a recepção aos cadetes recém ingressos no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar referentes ao ano de 2016.

A recepção organizada pelo comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, senhor Coronel Raimundo Nonato Santos Sá, teve o intuito de dar as boas-vindas aos novos alunos e apresenta-los ao corpo de oficiais e aos outros cadetes. Ainda para lhes passar as diretrizes, normas e rotinas que enfrentarão nos anos de academia.

A cerimônia de apresentação contou ainda com a exposição de vídeos demonstrativos das experiências vividas, no Curso de Formação de Oficiais, pelas turmas já ingressas. Após os vídeos, os alunos mais antigos de cada turma tomaram a palavra para dirigir aos novos alunos conselhos e recomendações a respeito da nova vida. O cadete Alexsandro, do quarto ano, enfatizou a importância de se manter um “tripé” de características essenciais ao cadete: liderança, companheirismo e humildade, fatores comuns não somente na vida de academia, mas para toda a vida e carreira do oficial. O cadete Vilar, do terceiro ano, deu atenção especial para a necessidade de terem responsabilidade e atenção as normas. Deu uma clara ideia de como o futuro oficial deve seguir a legalidade e que essa prática já começa na sua formação.

Por fim, o cadete Claudir, do primeiro ano, fez um belíssimo discurso a respeito de o cadete ser uma referência para todos os âmbitos sociais em que vive, família, Igreja, entre as amizades e, claro, dentro da própria Polícia Militar, portanto que deve sempre exigir de si mesmo o mais alto padrão para que possa cobrar e aceitar ser cobrado como exercício de sua carreira militar.

Já nas palavras do comandante, Coronel Sá, ressaltou as dificuldades de ser cadete, mas que é na dificuldade que o oficial é formado, por isso a rigidez, a dureza no trato, o treinamento exaustivo, tudo com cunho pedagógico, pois isso acaba sendo a prática, em forma reduzida da pressão que o oficial passa fora, é uma parte da realidade dos Batalhões, da Polícia Militar.

Finalizando a cerimonia o diretor de ensino, senhor Coronel Roberto, ressaltou que a APMGD é referência no Brasil e é a pioneira na relação da formação militar com uma formação intelectual oriunda do ensino de faculdade. Mencionou ainda a importância do conhecimento e da produção dele dessa maneira oferecendo suporte para a própria Polícia Militar em suas ações de planejamento. Ainda que a tendência da Academia é apenas crescer, em qualidade e número.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *