Entrega de espadins Tiradentes para a 22ª turma do CFO – APMGD
Notícias

Entrega de espadins Tiradentes para a 22ª turma do CFO

A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), realizou nesta última sexta-feira, dia 26 de abril, a cerimônia de estrega do Espadim Tiradentes aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMMA. A formatura aconteceu no pátio do QCG e marcou a passagem do período de adaptação da 24ª turma, Guerreiros de Aço, às rotinas militares.

A data mostrou-se bastante oportuna, uma vez que ela marca a celebração de aniversário da APMGD, criada pela Lei Estadual (MA) nº 5.657 em 26 de abril de 1993. Por ocasião desta data, houve uma singela homenagem a 4ª turma do CFO, Aspirantes 1998, representados na ocasião pelo tenente coronel Washington que recebeu uma placa comemorativa.

Estiveram presentes na cerimônia o comandante geral da PMMA, o coronel Ismael de Souza Fonseca, o subcomandante, coronel Pedro Ribeiro, o diretor de ensino, coronel Laércio Ozório Bueno, o comandante da APMGD, coronel Raimundo Nonato Santos Sá, o comandante do CPAM 2, coronel Aritanã Lisboa do Rosário, o responsável pelo Pacto pela Paz da SSP, o coronel Odair dos Santos Ferreira, o primeiro comandante da APMGD, coronel da reserva remunerada Delary Pires Cantanhêde, o subcomandante da APMGD, tenente coronel José de Ribamar Costa, o comandante do 9º BPM, tenente coronel Diniz, o comandante do 21º BPM, tenente coronel Harlan Silva do Nascimento, a reitora da UFMA, profª Nair Portela, o vice-reitor da UEMA, prof. Walter Canales Santana, o professor do CFO PMMA, José Abdu Sauaia Salem.

Na solenidade, o coronel Ismael, o coronel Pedro Ribeiro e o coronel Ozório entregaram os espadins aos três primeiros colocados no vestibular, os cadetes Joaz, Wesley e Carlos, em seguida os demais cadetes receberam os espadins de seus respectivos padrinhos e madrinhas.

As palavras proferidas pelos capelães direcionadas para os cadetes do CFO I compararam o curso a longa e difícil caminhada da vida cristã, mas que possui grandes recompensas para aqueles que chegam ao seu final, assim como defenderam a ideia do temor a Deus como o princípio de toda a sabedoria que será necessária para que eles tenha êxito em sua carreira militar e vida pessoal.

Em seu discurso, o coronel Sá relembrou sua trajetória como militar e a citou como exemplo de alguém que muito perseverou, se dedicou e lutou para chegar ao seu posto, cumprindo seu trabalho com esmero e reconhecimento positivo de seus pares e subordinados. As palavras do coronel Ozório convidaram os cadetes a reflexão dos seus papéis como agentes do sistema de segurança pública, sobre as renúncias que deverão ser feitas, sobre a sua obrigação em servir e proteger a população. Por fim, o coronel Ismael parabenizou a 24ª turma e seus familiares pela passagem desta primeira etapa da caminhada rumo ao oficialato, incentivando-os a seguir com dedicação rumo ao aspirantado num futuro breve.

 

Encerrando a solenidade, por ordem do coronel Ismael, a tropa desfilou sob comando do capitão Aguiar, em continência ao coronel Sá, por ocasião da proximidade de sua passagem para o quadro de oficiais da reserva remunerada. Em seguida os convidados se dirigiram para o Ximenes Buffet, local de realização do Baile do Espadim, onde ocorreu uma grande confraternização entre os cadetes, familiares e oficiais da PMMA.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.