FORMATURA DE PASSAGEM DE LUVAS PARA CADETES – APMGD
Notícias

FORMATURA DE PASSAGEM DE LUVAS PARA CADETES

A manhã do dia 4 de agosto, marcou um momento singular para a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, com a realização da formatura de passagem de luvas da 21ª turma “Bravos Infantes” ao 3º ano e da 22ª turma do 2º “Espíritos da Guerra” ao 2º ano. Além dos calouros da 23ª turma “Comando Titãs” que receberam a luva de primeiro ano, marcando o início da trajetória no curso de Formação de Oficiais.

Na cerimônia estiveram presentes o Cel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá, comandante da academia, demais oficiais do quadro da APMGD, o Cel QOPM Jorge Allen Guerra Luongo, Subcomandante Geral da Polícia Militar e a maior autoridade militar o comandante geral, senhor José Frederico Gomes Pereira.

O intuito da solenidade foi de realizar a troca de luvas do segundo para o terceiro ano e do primeiro para segundo ano. Ambas as turmas alcançaram a habilitação para mudança de luvas após o estágio realizado nos batalhões da capital. Ao agora 3º ano, receber essa luva significa concluir metade da caminhada no CFO e um novo patamar rumo ao sonho de ser oficial. Ao novo 2º ano a recompensa devida a experiência adquirida e a maturidade que se desenvolveu nesse ano que passou e continua ampliando a cada dia.

Para a 23ª turma, recém-chegada, a solenidade pode ser considerada ainda mais significativa, pois é o recebimento de sua primeira luva, de primeiro ano. Fruto do empenho após o período de adaptação à vida castrense no último mês. A partir de agora prontos e habilitados para a rotina de entrega e dedicação ao militarismo.

As palavras das autoridades emocionaram os presentes, a começar pelo breve discurso do cadete Alex, do quarto ano, elogiado inclusive pelos comandantes da PM, em que falou do que é ser cadete, da honra e do orgulho que o aluno oficial carrega no peito. O senhor Coronel Sá, comandante da APMGD, também falou a respeito dessa honra e complementou que o cadete carrega uma honra pessoal e extra pessoal, pois leva consigo a honra da polícia e também de sua família e amigos, sua imagem é a imagem de uma história construída por várias pessoas que esperam dele a retribuição em orgulho de um trabalho bem realizado para a sociedade.

O comandante geral, senhor José Frederico Gomes Pereira, falou das dificuldades de ser policial no Maranhão e no Brasil, da vida tribulada e perigosa e do preparo que o militar deve ter, que na tropa da APMGD isso é latente e mais que isso, que os cadetes serão sempre espelho para o resto da tropa, serão sempre imagens que devem inspirar e rejuvenescer os ideias e vigores da tropa.

Parabéns, as turmas que foram promovidas pelo empenho cotidiano a atividade policial militar e, também aos novos cadetes do 1º ano que iniciam sua jornada. Força e Determinação nessa caminhada.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.