II Seminário de Gerenciamento de Crise realizado no Palácio Henrique de La Roque – APMGD
Notícias

II Seminário de Gerenciamento de Crise realizado no Palácio Henrique de La Roque

Teve início na manhã de hoje, 12 de novembro, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, o II Seminário de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar do Maranhão, organizado pela 21ª turma “Bravos Infantes”, 4º Ano do Curso de Formação de Oficiais. O evento que está organizado em dois dias e em sua abertura teve como palestrantes o coronel Luiz Eduardo Vaz, diretor do CIOPS e negociador da PMMA, e o Delegado da Polícia Civil do Maranhão, Maymone Barros.
Estiveram presentes, os coronéis Antônio Roberto dos Santos Silva sub- chefe do Estado Maior, representando o comandante geral; Raimundo Nonato Santos Sá, comandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”; os tenentes coronéis Nicolau Sauaia Junior representando o diretor de ensino da instituição; José de Ribamar Costa, sub- comandante da APMGD; Washington, Luís Gaspar Matos, chefe da divisão de ensino da academia; o Major Rayfran Mota Cavalcante, comandante do corpo de alunos, bem como demais oficiais da APMGD. Esteve presente prestigiando o primeiro dia do evento o major Leonardo Mendes de Oliveira, idealizador e coordenador do evento, assim como o Capitão Jonatan do Corpo de Bombeiros do Maranhão um dos palestrantes do seminário.


O Delegado Maymone deu início ao Seminário abordando a temática: A atuação do sistema de segurança pública no enfrentamento das facções criminosas no estado, relembrando as ondas de ataques na capital ocorridas a partir de novembro de 2013 resultando na morte de um policial militar, no início de 2014 o ataque à menina Ana Clara em um atentado em um ônibus, em setembro de 2014 a onda de ataques a ônibus na capital e região metropolitana e a quarta onda de ataques em 2016 e como o Estado agiu a partir das forças de segurança para coibir e reprimir esses ataques e a importância de uma organização sistêmica como melhor forma de combater a criminalidade.


O coronel Vaz deu prosseguimento ao evento abordando a temática “Gabinete de crise: integração das instituições no gerenciamento da crise no Maranhão”, relembrando toda a sua história na área de gerenciamento de crises desde a época de tenente e o primeiro curso de gerenciamento de crises do Maranhão realizado em 1998. Expôs a importância das forças integradas, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros como forma de reação do Estado contra os ataques de facções criminosas realizados na cidade de São Luís. O palestrante relembrou a crise do sistema penitenciário maranhense nos últimos anos e que foi combatida fortemente pelas forças de segurança integradas, fez uma exposição do aspecto doutrinário do gerenciamento de crise e várias situações reais de crises ocorridas no Maranhão que foram negociadas com efetividade pela Policia Militar do Maranhão.
O evento terá prosseguimento na manha desta terça-feira, com a realização de palestras que tratam se forma atual sobre o gerenciamento de crise no Estado.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.