OFICIAIS DO CEGESP FAZEM INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO EM VISITA TÉCNICA À PMMG – APMGD
Notícias

OFICIAIS DO CEGESP FAZEM INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO EM VISITA TÉCNICA À PMMG

Os alunos do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGESP, oferecido pela Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias em parceria com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, realizaram visita técnica à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais entre os dias 09 e 13 de abril de 2018.
O grupo de 25 capitães, coordenado Coronel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá, Tenente Coronel Washington Luís Gaspar Matos e o Major Rayfran Mota Cavalcante, teve uma agenda intensa de atividades diárias, sendo o principal objetivo da visita técnica conhecer a estrutura organizacional, administrativa e operacional da PMMG, os avanços e conquistas profissionais alcançados pela instituição policial militar.
A experiência vivenciada pelos alunos do CEGESP por meio desse intercâmbio soma à formação continuada desses profissionais na medida em que tiveram a oportunidade de observar as transformações e o crescimento da PMMG e tirar lições de como utilizar os métodos mais adequados para realidade maranhense.
A visita teve início, no dia 09, com a recepção da delegação maranhense pelo Comandante da Polícia de Minas Gerais, Helbert Figueiró de Lourdes, no Auditório da Escola de Formação de Oficiais. Logo após participaram da palestra “Programa de Reestruturação da PMMG” ministrada pelo Tenente Coronel Micael. Nessa palestra, o oficial abordou o programa de reestruturação da PMMG, que tem como foco central a racionalização da estrutura administrativa, otimização no emprego dos recursos humanos e potencialização da estrutura operacional.
Ainda no primeiro dia, assistiram a palestra “Estrutura da Escola de Formação/ Curso de direito como requisito para o oficialato/ Laboratório de prática operacional”, cujo foco central foi debater a estrutura da Escola de Formação da PMMG e os requisitos para acessar a carreira policial militar como sargento, soldado e oficial. Um destaque nessa palestra foi para o laboratório de prática operacional, local onde o cadete, a partir do segundo ano de curso, passa a ter orientações sobre a prática do serviço operacional. Esse laboratório aproxima o cadete das ferramentas que irá utilizar cotidianamente após formado.


No dia seguinte, 10, o foco da visita foi a Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, onde receberam explicações quanto a Diretoria de Apoio Operacional e suas atribuições, bem como sobre o Centro Integrado de Comando e Controle e, por fim, a Diretoria de Educação Escolar e Assistência Financeira Social.
A vivência do policiamento no cotidiano foi tida com a visita ao centro histórico de Ouro Preto, no dia 11, momento em que puderam perceber como funciona o policiamento turístico que a polícia militar mineira realiza naquele município.
No dia 12 aconteceu visita à Diretoria de Apoio Logístico (DAL) onde foram apresentados a dinâmica de funcionamento das seções que desonerar as unidades da realização de determinadas atividades. As atividades continuaram com a apresentação do Centro de Material Bélico, da Diretoria de Tecnologia e Sistemas (DTS), do Comando de Policiamento Especializado (CPE), onde presenciaram demonstrações dos materiais utilizados pela unidade e simulações de emprego das tropas especializadas.
As atividades da delegação de oficiais da Polícia Militar do Maranhão foram encerradas, no dia 13, com um encontro inicial com o comandante Geral da PMMG para reforçar a necessidade de manutenção de intercâmbios como esse. Antes de encerrar as atividades ainda aconteceu a apresentação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), do Grupamento Especial de Policiamento em Áreas de Risco (GEPAR) e a visita à uma base comunitária, localizada no centro da cidade de Belo Horizonte.
A interação propiciada por essa visita técnica tem grande relevância para o projeto de desenvolvimento que a PMMA vislumbra para seu futuro, dando um norte para o perfil organizacional, educacional e operacional que a polícia maranhense pretende atingir.
O programa de formação continuada da Polícia Militar do Maranhão do qual a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias é protagonista contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento de práticas sistêmicas entre os profissionais de segurança pública responsáveis pelo combate à criminalidade.

Previous ArticleNext Article