PMMA DECLARA ASPIRANTES 2020 EM SOLENIDADE MILITAR – APMGD
Notícias

PMMA DECLARA ASPIRANTES 2020 EM SOLENIDADE MILITAR

 

Na noite desta sexta-feira, 26, foram declarados 42 novos aspirantes a oficial da Polícia Militar do Maranhão em cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral, em São Luís. A solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Dr. Jefferson Miller Portela e Silva, do Comandante Geral, coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, acompanhado do seu subcomandante, coronel Nilson Marques de Jesus Ferreira, além de autoridades civis e militares; todo o ato foi transmitido virtualmente pela Academia de Polícia Militar do Maranhão Gonçalves Dias – APMGD.

Durante os próximos seis meses, os aspirantes atuarão em batalhões nos municípios do interior, aplicando as lições de comando, administrativo e operacional, aprendidas durante o curso de formação. A necessidade de profissionais em cada batalhão é definida após análise do Comando Geral da instituição. A classificação final do curso, de acordo com as notas individuais, é o que possibilita a eles a escolha das unidades que irão atuar. As primeiras colocações ficaram distribuídas da seguinte forma: aspirante a oficial França (1º lugar), aspirante a oficial Medeiros (2º lugar) e aspirante a oficial Nogueira (3º lugar).

No decorrer da solenidade militar, o Comandante Geral enalteceu a necessidade de novos policiais no interior do estado, afirmando que a corporação deve atender a todas as demandas requeridas pela sociedade maranhense, além de incentivar o cultivo de novas propostas de melhorias, sobretudo, após a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), reiterando que as “ideias não têm hierarquia”. O ato foi marcado também pelo discurso do aspirante a oficial Bonald, orador da turma, representando a unidade e o profissionalismo dos concludentes do curso, agora também graduados em Segurança Pública.

A Diretoria de Ensino, cujo diretor é o coronel José de Ribamar Costa, e a APMGD, sob o comando do tenente-coronel Wallace Gleydison Amorim, trabalharam com pioneirismo no uso de tecnologias digitais no decorrer das defesas de monografias no sistema EaD, além de empreenderem procedimentos inovadores para a transmissão da cerimônia militar de modo remoto, adequando-se às restrições recomendadas pelo Ministério da Saúde.

ENTENDA COMO FUNCIONA A FORMAÇÃO DE UM OFICIAL DA PMMA

Após passar por todas as etapas do vestibular de acesso ao ensino superior (PAES) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), os alunos, intitulados cadetes, iniciam o Curso de Formação de Oficiais, que tem duração de 3 anos e meio, na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, situada no Calhau, em São Luís.

Durante o CFO são ministradas disciplinas de gestão, comando, além de operacionais e práticas relacionadas a atividade de policial militar. O curso tem caráter científico, por isso são produzidos materiais acadêmicos, além de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de monografia. Todas as monografias são voltadas para áreas ligadas ao serviço operacional da PMMA e, inclusive, muitos estudos apresentados durante o curso geraram inovação e melhorias na corporação.

Durante o primeiro ano os cadetes recebem o Espadim Tiradentes, marcando a conclusão da primeira etapa. Ao final do CFO, os militares recebem a espada, símbolo do oficial da polícia militar, representando a justiça e comandamento.

ASPIRANTADO

Posteriormente a formatura, os cadetes passam a ser chamados de aspirantes-a-oficial , iniciando, na prática, tudo aquilo que foi ensinado durante o curso. Durante seis meses, o aspirante exerce todas as funções de um batalhão e ao final do período ele é avaliado por superiores e em especial pelo comandante da unidade.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *