SOLENIDADE ALUSIVA AO 28º ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR “GONÇALVES DIAS” – APMGD
Notícias

SOLENIDADE ALUSIVA AO 28º ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR “GONÇALVES DIAS”

 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, a solenidade militar em comemoração aos 28 anos da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”. O evento foi realizado de forma remota e contou com a participação do Secretário de Estado da Segurança Pública, o Sr. Jefferson Muller Portela e Silva, do Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, do Subcomandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Antônio Markus da Silva Lima, além dos demais oficiais, cadetes e praças da instituição, que acompanharam a solenidade de modo remoto.

Na ocasião, o Secretário de Estado e Segurança Pública parabenizou os discentes, os docentes e todas as pessoas envolvidas na promoção técnico-científica dos cursos ofertados pela Academia. Além disso, parabenizou a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” pelos seus 28 anos de existência, ressaltando ainda o brilhantismo dos policiais maranhenses, os quais têm atuação de destaque no Estado do Maranhão e no cenário nacional, em auxílio ao Ministério da Justiça. O Comandante Geral da PMMA, coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, e o Comandante da APMGD, o tenente-coronel Anderson Fernando Holanda Maciel, também fizeram uso da palavra, parabenizando os integrantes da APMGD e homenageando as pessoas que fizeram parte da trajetória desta Unidade de Ensino.

Durante o evento foi mantida a tradição de homenagear uma das turmas pertencentes à história da Escola Militar. Assim, compareceram à solenidade o tenente-coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa, a tenente-coronel Caridelma Barros Brasil Mesquita e a major Virgínia Lemos Ribeiro da Silva, oficiais integrantes da 5ª Turma do Curso de Formação de Oficiais, os quais receberam certificados como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Instituição Policial Militar.

Ainda estiveram presentes as seguintes autoridades: coronel Sílvio Carlos Leite Mesquita, Secretário-Chefe do Gabinete Militar; coronel Nilson Marques de Jesus Ferreira, Subchefe do Estado-Maior; coronel Aritanã Lisboa do Rosário, Comandante do CPM; coronel Alexandre Francisco dos Santos, Diretor de Ensino; coronel José de Ribamar Costa, Diretor de Finanças; coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro, Comandante da CSC; Coronel Luíz Magno Lima da Silva, Comandante do CTA; coronel RR José de Ribamar Pereira da Silva Filho; tenente-coronel Washington Luís Gaspar Matos, Comandante do CFAP; Profª Drª. Vera Lúcia Bezerra Santos, Diretora do CFO na UEMA; Profº Dr. Walber Lins Pontes, Coordenador do CEGESP na UFMA; Drª Ana Saraiva, Presidente da Comissão de Direito Militar da OAB.

Sobre a APMGD: Fundada em 26 de abril de 1993, através da Lei Estadual n.º 5.657, a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD) foi inaugurada na BR 135, Km 02, no Tirirical, em São Luís – atual Centro Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Funcionou nesta localidade até 1999, quando foi transferida para o Quartel do Comando Geral, no Calhau, na capital ludovicense. Além disso, em 17 de abril de 2012, alcançou a categoria de Unidade de Ensino Superior da Corporação, por meio da Lei n.º 9.658, recebendo, então, o nome do patrono da instituição, “Gonçalves Dias”, um dos maiores poetas maranhenses.

Assim, a APMGD tem atuado na formação e qualificação dos gestores da segurança pública, fornecendo cursos aos militares da PMMA e de outras forças coirmãs. A academia maranhense promove regularmente o Curso de Habilitação de Oficiais (CHOAE/PMMA), o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP/UFMA), o Estágio de Adaptação de Oficiais da Saúde (EAOS/PMMA) e o Curso de Formação de Oficiais (CFO/PMMA).

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *