APMGD ABRILHANTA DESFILE À PÁTRIA – APMGD
Notícias

APMGD ABRILHANTA DESFILE À PÁTRIA

A marcialidade e a disciplina são atributos marcantes da tropa da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias. O dia que celebra a Independência do Brasil é marcado por eventos cívicos em todo território nacional. No Maranhão não é diferente. Na manhã desta sexta-feira, 07 de setembro, a população ludovicense compareceu ao desfile realizado na cidade, na Avenida Senador Vitorino Freire, Areinha, para prestigiar as tropas representantes das forças de segurança do país, entre elas a Polícia Militar, que teve em sua representação a APMGD, instituição de ensino da PMMA.
Na oportunidade os componentes da Academia Gonçalves Dias expressaram todo vigor e garbo dos alunos da unidade de ensino, mais uma vez destacando os tributos que dão notoriedade à instituição policial militar.

A tropa composta por 321 policiais (45 oficiais do quadro da saúde, em fase final de treinamento, 181 cadetes e 95 alunos do curso de habilitação a oficiais) que estava ordenada em 7 pelotões, comandados pelos oficiais da academia, empolgou o público e foi aplaudida. O desfile da APMGD foi aberto com a porta bandeira, composta por cad comandada pelo aluno zero um do quarto ano do CFO, cadete Rebouças.



A passagem dos pelotões em frente ao palanque, desfilando em continência as autoridades foi imponente, com cadência bem marcada e movimentos enérgicos.

q

 

Os pelotões dos cadetes estavam trajando uniformes típicos da polícia militar, o primeiro pelotão (4º ano) usou a túnica verde, o segundo pelotão (3º ano) trajou o passeio com coturno; o terceiro pelotão (2º ano) utilizou o tradicional uniforme histórico e o quarto pelotão (1º ano) vestiu o uniforme de instrução, utilizado pela tropa ordinária da instituição. O oficiais da saúde trajaram o passeio branco e os alunos CHO o uniforme de instrução.

Eventos dessa natureza são importantes para reafirmar o sentimento patriótico e valores militares da tropa, bem como despertar o sentimento de pertencimento à pátria aos cidadãos que se reúnem para assistir ao evento. Esse conjunto de sensações é absorvido por ambos os segmentos tornando o simbolismo do momento ainda maior.
Para o cadete padrão, zero um do CFO, Rebouças, “O desfile do 7 de setembro é um momento cívico de valorização da história do Brasil. Desfilar é representar a determinação e amor à Pátria, à liberdade de cada cidadão. Enquanto cadete da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, o sentimento é ainda maior, pois é dever do militar preservar incondicionalmente tamanha conquista que foi a independência de nosso país, contribuindo para o fortalecimento da soberania brasileira.
Para o cadete França (zero um 3º ano)“Poder participar do desfile do dia da independência do Brasil representa, para mim, o ápice do patriotismo, é um dos momentos mais emocionantes da carreira de um militar, onde ele ombreia com seus irmãos de outras forças, sejam auxiliares ou não, para que em um ato cívico e em um desfile único demonstrem todo o seu amor por esta pátria amada e idolatrada”.
Já para o cadete Aline, (3° ano) “Os desfiles são sempre uma ótima oportunidade de demonstrar o amor pelo Brasil. Patriotismo não é algo muito comum de se ver, a menos que seja período de Copa do Mundo. O 7 de setembro é diferente. E poder perceber isso, o orgulho, desde os militares mais condecorados até criancinhas que participam do evento, é inestimável. Gratificante. E a presença cada vez maior de mulheres, na tropa e em posições de comando, demonstra o quanto já evoluímos no sentido de mostrar nosso valor enquanto profissionais, militares. Estamos adquirindo nosso espaço.”


Ainda sobre a presença da instituição no desfile, o subcomandante do Corpo de Alunos, capitão Miranda, expressou que “O desfile militar realizado pela Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias é a formalização do espírito de força e civismo dessa instituição em relação à sociedade maranhense, não só celebrando este fato histórico da semana da pátria, mas pela aproximação do cidadão e do culto a valores fundamentais como liberdade, o patriotismo, o civismo, o respeito à história e às pessoas.”

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.