Cadetes da APMGD conquistam o brevê de Força Tática – APMGD
Notícias

Cadetes da APMGD conquistam o brevê de Força Tática

Entre os dias 16 de outubro e 4 de novembro, os cadetes do 4º ano do Curso de Formação de Oficiais – 20ª Turma “Dragões de Ferro” – participaram do Estágio de Força Tática. O estágio foi incorporado à estrutura curricular do CFO com a finalidade de ampliar o arcabouço experiencial dos futuros oficiais que terão como missão atuar nos municípios do interior do Estado combatendo a criminalidade.

A solenidade para entrega dos brevês teve a tropa formada pelo efetivo da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD – composto pelos capitães do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGESP, cadetes do terceiro, segundo e primeiro ano; alunos do curso de habilitação a oficiais – CHO -; além dos concludentes do Força Tática.

Entre as autoridades presentes estiveram o secretário de Segurança, Jefferson Miller Portela, os coronéis Frederico Gomes Pereira, Comandante Geral da PMMA, Raimundo Nonato Santos Sá, comandante da APMGD; os tenentes coronéis Roner, Washington, o Major Marcio Carlos Rodrigues de Oliveira, coordenador do Força Tática entre outras autoridades.

Organizado pela Diretoria de Ensino da PMMA, o curso teve foco em conteúdos como tiro defensivo, operações de choque, patrulha urbana e rural, gerenciamento de crise com tomada de reféns, ações antibombas e abordagens de alto risco. Entre os 43 cadetes participantes é uníssona a opinião de que curso foi um agregador de conhecimento para atuação profissional que está por vir.

O cadete Vilar, zero um do CFO, aponta que “O estágio representou uma melhor qualificação profissional, uma especialização em ações táticas de combate à criminalidade, podemos dizer que é o perfeito casamento entre a teoria aprendida durante os 4 anos de CFO com a expressão daquilo que vamos encontrar no nosso cotidiano profissional.  Agora posso dizer indubitavelmente que somos profissionais de segurança pública prontos e a disposição da comunidade.”

Para a cadete Jéssica, aluna zero um entre as cadetes femininas da academia, “Esse curso é de suma importância para que o aspirante complemente sua formação iniciada na APMGD, uma vez que os conhecimentos adquiridos são mais específicos e voltados para as situações de combate.”

“O estágio de força tática foi a oportunidade ímpar de materializar qualquer experiência que exigiu superação! Foi onde demos o melhor de nós, quando pensávamos que não havia mais forças; é olhar para o companheiro ao lado e saber que a confiança mútua ainda existe; é ter o corpo todo dolorido e indisposto e ainda conseguir levantar para próxima batalha; é tentar descrever tudo isso e não conseguir, pois só quem viveu essa experiência sente o sabor da vitória em sua essência mais cristalina!”, cadete Karter, concludente do estágio de Força Tática.

O orador da turma, cadete Oliveira, em seu discurso relatou a experiência vivida no curso e o empenho e superação do turno, “16 de outubro de 2017 esse foi o dia no qual demos início a jornada de início do estágio do FT (…) quando tivemos contato inicial teórico com os teste e dificuldades que iriamos passar. Ficamos nervosos, sabíamos que tais dias não seriam fáceis[…]”

A entrega dos brevês aos participantes foi realizada pelo Secretário de Segurança, Comandante Geral da PMMA e Comandante da APMGD, que posicionaram as insígnias no peito de cada um, selando a conquista dos novos taticanos. Na classificação final do Força Tática os três primeiros colocados foram os cadetes Borges, João Alves e Rafaela.

O comando da APMGD parabenizou aos novos taticanos e destacou a necessidade de enfrentar as dificuldades de frente, com tenacidade.

 

 

Por: Ana Caroline Sardinha

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.